Goiás Gastronomia acontece no Parque Agropecuário de Goiânia
Confira a programação completa do festival que reunirá aulas com chefs renomados, palestras com empresários de gastronomia e shows com artistas goianos
O Sistema Fecomércio Sesc e Senac por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) e do Sindicato de Turismo e Hospitalidade no Estado de Goiás (Sintur), realiza o Festival Goiás Gastronomia, o maior evento gastronômico do Estado, que acontecerá nestes dois próximos finais de semana: começou ontem (31/07) e segue até domingo, 3 de agosto e de 7 a 10 de agosto, no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia (GO).
Dentro da programação do evento serão realizadas de forma inédita as aulas-show do “Mesa ao Vivo Goiás” e as atividades do projeto “Goiás Queijo e Vinho”. O festival fomentará todas as áreas de Turismo do Estado, unindo a cadeia produtiva do setor gastronômico dentro de uma só ação, em mais de 3 mil m², produtores artesanais de vinhos, queijos, cachaças, mel, geleia, licores; 30 operações de alimentação que vão desde a alta gastronomia até a comida de rua, mais de 50 chefs consagrados regionais e nacionais, como Jefferson Rueda, Lucas Corazza, Heaven Delhaye, Irina Cordeiro, Thiago Castanho e o embaixador desta edição, Ian Baiocchi se apresentando em mesas redondas, em duas cozinhas-shows com oficinas práticas.
Serão realizadas 50 apresentações culturais e folclóricas, uma delas com o Quinteto de Cordas & Percussão da Orquestra Sinfônica de Goiânia, além de atrações infantis, espetáculos de dança, teatro e mais de 10 shows com artistas goianos, distribuídos em dois palcos, como o cantor Hugo Vitti, que se apresentará neste sábado, dia 2 de agosto e a Banda Venosa, fechando a programação no domingo, dia 10 de agosto.
O espaço receberá ambientação inspirada na antiga capital “Vila Boa”. Haverá uma réplica de uma das principais ruas da Cidade de Goiás, com a Casa de Cora, o Coreto, além de áreas infantis e acessíveis como a “sala azul”, destinada aos portadores de TEA e brinquedoteca. Pensando em todo o processo de inclusão para todos os públicos, na véspera do grande evento (às 17h desta quarta, dia 30/07), o Jornalista, Secretário de Comunicação Social do TRE-GO, influencer e palestrante PCD, Brazil Nunes, ministrará um treinamento contra o capacitismo no atendimento. A ação será voltada para os parceiros e equipe de trabalho. O evento terá ainda tradução em libras das aulas-show.
Para a entrada no Festival será necessário retirar o ingresso solidário no site/APP do Sympla (sympla.com.br/evento/goias-gastronomia/3032217) e entregar obrigatoriamente 1kg de alimento não perecível (que serão destinados às instituições sociais cadastradas no projeto Sesc Mesa Brasil).
Sobre o evento
O Goiás Gastronomia é um projeto de fomento ao setor de turismo, que tem como objetivo unir toda cadeia produtiva do setor gastronômico, visto que essa área é a mola propulsora do turismo, sendo um dos fatores decisivos para o turista ao escolher seu destino. O festival mostrará ao cenário nacional e até internacional o que Goiás tem de melhor em sua gastronomia, reunindo dentro de um só evento: produtores artesanais, restaurantes que vão desde a alta gastronomia até a comida de rua, chefs regionais consagrados que terão oportunidade de compartilhar experiências com grandes chefs nacionais utilizando insumos e produtos locais.
Acompanhando a boa comida, haverá apresentações culturais com shows de artistas goianos, como: Grace Carvalho, Maíra, Heróis de Botequim, Maria Eugênia, Pádua, Nóys é Nóys, É Diferente, Dj Múcio, Dj Thiago, Dj Pri Loiola, Dj Karla Karajazz e Dj Bruno Caveira, se apresentando em dois diferentes palcos.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac Goiás e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Marcelo Baiocchi Carneiro, a intenção é fazer do Goiás Gastronomia mais um grande atrativo para que o resto do País conheça a culinária goiana. “Quando produzimos um evento que movimenta toda a cadeia turística, geramos visibilidade para fortalecer o desenvolvimento goiano com emprego e renda fomentando o setor produtivo, tornando a nossa economia cada vez mais pujante”, destaca.
Para o diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, os profissionais envolvidos no setor turístico terão a oportunidade de conhecer novidades e trocar experiências no evento que une cultura, tradição, sabores e técnicas. “É com grande alegria que estamos ofertando mais uma experiência imersiva, onde o público poderá vivenciar oportunidades únicas de conhecer receitas novas e aprender com chefs renomados, além de saborear pratos deliciosos”, reitera.
O Festival acontecerá no Parque Agropecuário Pedro Ludovico Teixeira – SGPA (Setor Nova Vila), nos dias 31 de julho, com início da programação às 16h e solenidade de abertura oficial às 20h, até domingo, 3 de agosto. Depois, as atividades retornarão na quinta, dia 7 e serão finalizadas no domingo, dia 10 de agosto. O evento funcionará com os seguintes horários: quinta e sexta feira, das 16h às 23h, sábado das 11h às 23h e domingo, das 11h às 22h, com entrada por meio de ingressos solidários.
Estrutura
Dentro do “Goiás Gastronomia”, que ocupará mais de 3 mil m² de área do Parque Agropecuário de Goiânia, haverá uma praça de alimentação, duas cozinhas-show, o Laboratório Senac, onde serão realizadas oficinas gastronômicas práticas com o público, auditório com palestras e mesas-redondas
, brinquedoteca, palco sunset e palco principal.
Além da ambientação inspirada na antiga capital “Vila Boa”, com uma réplica de uma das principais ruas da Cidade de Goiás, com a Casa de Cora, o Coreto haverá mais de 30 operações gastronômicas, com restaurantes de todos os tipos, que vão desde a alta gastronomia até a comida de boteco, comida de rua e estação dos chefs, que receberá casas consagradas como o restaurante “Mocotó”, de São Paulo.
A realização do Goiás Gastronomia é do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás por meio do Conselho Estadual de Turismo (Cetur) e Sindicato de Turismo e Hospitalidade no Estado de Goiás (Sintur), com correalização da Revista Prazeres da Mesa, Mundo Mesa, Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) e Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, sendo um “evento piloto” de promoção do MotoGP, em março de 2026. A São Bento Produções e Eventos assina a organização e produção do Festival. Mais informações e programação completa em @goias.gastronomia.
Programação geral, artística, gastronômica e chefs presentes no Festival:
Na programação do primeiro fim de semana, acontecerá o “Mesa Ao Vivo Goiás”, uma ação da revista “Prazeres da Mesa”. Todas as oficinas gastronômicas realizadas no evento serão transmitidas ao vivo, gerando conteúdo para uma edição da Revista destacando toda produção goiana e as potencialidades da área. Grandes chefs nacionais e regionais estarão presentes, como: Adílio Gomes, Adriana Lira, Adriane Oliveira, Alberto Nascimento, Alê Sotero, André Barros, Benedito Barros, Benício Calaça, Carla Saueressig, Carô Borges, Cássio Ribeiro, Claude Troisgros, Cláudia Krauspenhar, Cláudia Matarazzo, Danilo Campos, Diego Arrebola, Don Diego, Don Fabrízio, Eduardo José, Edvânia Nogueira, Elaine Moura, Emiliana Azambuja, Felipe Pregnolato, Felipe Prigol, Francisco Chiarelli, Gabriel Lotufo, Giovanna Grossi, Giulia Lopes, Heaven Dalhaye, Humberto Marra, Irina Cordeiro, Jefferson Rueda, Jimmy Ogro, José Honoratto, Josi e Neiva, Josi Lobo, Ju Morgado, Jubrair Caiado Junior, Juliana Carvalho, Júnior Marinho, Lucas Corazza, Lucas Duarte, Luiz Paulo Saraiva, Manoel de Oliveira, Mara Alcamim, Márcio Zago, Marco Túlio Abras, Marcos Livi, Marlla Santos, Matheus Estevam, Patrick Guardiola, Paulo Matturado, Tati Mendes, Thiago Castanho, Tiago Franco, Vitor Tsuru, com destaque para o embaixador do evento, o chef goiano Ian Baiocchi.
Será realizado também no primeiro sábado do evento (2/8), o Encontro de Motoclubes. E destaque para as grandes operações gastronômicas, como a presença do Restaurante Mocotó (de São Paulo) e projeto “Ferro e Fogo” (com fogo de chão ao vivo) dos Chef Marcos Livi, Ian Baiocchi, Mara Alckmin e Manoel Oliveira.
Outra grande ação, que acontecerá no segundo fim de semana, será o “Goiás Queijo e Vinhos”, um espaço destinado aos mais de 50 produtores artesanais do Estado: A Coqueiral Queijaria Artesanal, Ângelo Pães, Associação Baunilha do Cerrado, Bodega Costa Cave, Bottega Agrícola, Cachaça da Posse, Cachaça Vale do Cedro, C’Alma Chocolates, Casa Curado, Casa Franco Turonis, Casa Matias, Casa Moura, Cosmético Artesanal de Mel, Dona Aroeira, Fazenda Tita, Gala Defumados, Lambuze Produtos, Muy Café, Nonna Pasqua Alimentos, Pé de Serra, Pé Di Gostosura, Produtos de Baru, Produtos de Pequi, Provitis, Quartetto Vinhos e Vinhedos, Queijaria Alpina, Queijaria Serra do Bálsamo, Queijaria Tino Weber, Queijos Cabacinha, Queijos da Hellen, Queijos LeiteRia, Sítio Boca do Mato, Uirá Vinhos, Vaca na Net, Viña Mater Dei, Vinhedo Citrino, Vinhedo Girassol, Vinhedo Prata do Cerrado, Vinhedos do Cerrado, Vinícola Assunção, Vinícola Goiás, Vinícola Jabuticabal, Vinícola Monte Castelo, Vinícola Panorama, Vinícola Pireneus, Vinícola São Patrício, Vinícola Serra das Galés, Vinícola Villa Aurum.
O projeto desenvolvido pelo Governo de Goiás, por meio da vice-governadoria e da Goiás Turismo reúne produtores de vinhos, queijos, cachaças, embutidos, mel, geleias, licores, dentre outros. Esta etapa será gerida pelo Instituto Bálsamos, que faz o contato com os produtores para que eles possam participar do evento. Além disso grandes marcas goianas e nacionais estarão expondo seus produtos e realizando degustações em seus stands.
Na grade artística e de shows se apresentarão no primeiro fim de semana: Quinteto de Cordas e Percussão da Orquestra Sinfônica de Goiânia (dia 31/7); Duo com a Corda Toda (1/8); John Logan e Old Soul / Rock Band, É Diferente, Coró de Pau, Maíra Lemos e Hugo Vitti (dia 2/8); Diego Mendes, Banda Versário, Giro 8 – Cia de Dança, Kyoushin Daiko (Kaikan-GO), Banda Versário e Mr. GYN (3/8). Já no segundo fim de semana: Grupo de Cordas da Orquestra Sinfônica de Goiânia (7/8); Maria Eugênia e Grace carvalho (8/8); Heróis de Botequim, Nu Escuro – Espetáculo Plural, André Mols – Big Band e Casa Bizantina (dia 9/8); Grupo Arte Fatos – Peça mundo do cerrado, – Nóis é Nóis, Lupa Kids, Lucas Batalha, Pádua e Banda Venosa (no domingo, 10/8). Além de vários DJ’s todos os oito dias de evento.
E nas mais de 30 operações gastronômicas estão os restaurantes: Fãmu, Lãs Nenas, Évora, Grupo Íz, Bar Tenda, Marinho, Kabanas, Juá, Árabe Fusion, X Sfiha, Ára Bar & Cozinha, Aquarius, Quintal do Boni, Kintaru, Quiabo Frito, Gercina, Rainha, Alata Sorvetes, Café Bendita Madre, Tchella Patisserie, 3 Corações, Pão de Queijo Farias, Uto (frutas e sucos), Café Jasmim Empadão, Artesano Pizza, Pastel do Meu, Cana Gyn, Açaí do Ninja, Crepe Paradiso, Sandubão dos Guri, Dororó Espetinho, Fogo de chão (Chefs Jed & Danilo), Picolé de Goiás (no Coreto Central), Buldogs e Vira Lata, Tapioca na Kombi e os expositores Imperador e Popcorn Gourmet.
Realização e apoios:
A realização do Goiás Gastronomia é do Sistema Fecomércio Sesc e Senac Goiás por meio do Conselho Estadual de Turismo (Cetur-GO) e Sindicato de Turismo e Hospitalidade no Estado de Goiás (Sindtur), com correalização da Revista Prazeres da Mesa, Mundo Mesa, Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) e Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, sendo um “evento piloto” de promoção do MotoGP, que acontecerá no final de março de 2026.
O festival conta com o apoio do Sebrae, CNC, Secretaria de Estado da Retomada, Prefeitura Municipal de Goiânia, Alego, Senar, AGS e Instituto Bálsamos. O evento é patrocinado pela Piracanjuba, por meio da Lei de Incentivo e que contará com a produção da São Bento Produções e Eventos. Este projeto é realizado com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
—
SERVIÇO:
Festival Goiás Gastronomia – Celebrando com orgulho, a força e os sabores das raízes goianas!
- Datas: Desta quinta, 31 de julho a 3 de agosto e de 7 a 10 de agosto de 2025
- Horários: quinta e sexta – das 16h às 23h, sábado – das 11h às 23h e domingo – das 11h às 22h
- Local: Parque Agropecuário Pedro Ludovico Teixeira – SGPA (Rua 250, nº 221, Setor Nova Vila – Goiânia – GO)
- Entrada: Ingressos solidários para o parque/atrações gerais (mediante retirada antecipada no site/APP do Sympla): sympla.com.br/evento/goias-gastronomia/3032217 . Obrigatório a doação de 1kg de alimento (que serão destinados ao projeto “Sesc Mesa Brasil”).
- Inscrições limitadas para aulas-show/palestras & degustações com os chefs: prazeresdamesa.com.br/mesa-ao-vivo-goias-2025/#inscricao
- Contato: (62) 99320-9720
- Mais informações e programação completa em: @goias.gastronomia